Como conferir seu saldo do FGTS

Trabalhador antenado nos seus direitos gosta de manter o controle de todos os seus bens, acompanhando-os mês a mês. E não poderia ser diferente com o profissional com registro em carteira e dispõe dos benefícios CLT, como é o caso do FGTS. Mas como conferir seu saldo do FGTS?Como consultar seu saldo do FGTS

O serviço, que contempla milhões de pessoas mensalmente, possui, já há algum tempo, uma serie de facilitações para que o consumidor tenha um acompanhamento constante da sua situação com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Quais as formas de conferir o saldo do FGTS

Entre os anos de 2012 e 2013, a Caixa Econômica Federal foi embalada pelo ritmo tecnológico do dia a dia e modernizou uma série de serviços que já oferecia. Um deles foi a ferramenta online para gerar, visualizar e consultar os extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na plataforma virtual, pode-se checar os extratos mais recentes, bem como os lançamentos efetuados nos últimos 25 anos, desde que houve a centralização no banco das contas do FGTS – anteriormente, era possível apenas verificar os últimos seis registros.

Quem optar pelo serviço – gratuito, vale dizer – deve acessar a opção do serviço eletrônico “Extrato Completo” nos seguintes endereços: Caixa ou FGTS. Para tanto, é necessário que o profissional cadastre uma senha de acesso ao serviço da Caixa Econômica Federal, informe o número do seu PIS e aceite o “Termo de Cadastramento”.

Além da opção de consulta, o serviço oferecido pela Caixa garante ao usuário, também, opções para alterar o seu cadastro e atualizar informações, como o endereço, o envio do extrato por e-mail e outros serviços relacionados a telefonia móvel.

Entre os anos de 2012 e 2013, mais de 25 milhões de pessoas já haviam utilizado o serviço on-line. A Caixa Econômica Federal tem expectativas de que esse exponencial aumente, anualmente, aos milhões.

Outra novidade para quem procura verificar o seu saldo do FGTS é por meio do seu celular. Nos últimos anos, a Caixa já enviou mais de 50 milhões de mensagens eletrônicas para o celular cadastrado e indicado pelo usuário.

Com as mensagens de celular, o cadastrado tem acesso a uma série de informações relacionadas à sua conta vinculada ao FGTS, entre elas: o valor depositado mensalmente pelo empregador, o saldo atualizado com os seus juros e correções já calculados, liberação do saque, quando possível, e outros serviços.

Para Fabio Cleto, o vice-presidente de Fundos de Governo do banco, estima-se que “as informações enviadas por SMS possibilitem que o próprio trabalhador se transforme no maior fiscal de sua conta vinculada, acompanhando se a empresa está ou não depositando as parcelas descontadas”.

Complementando o que disse o vice-presidente de Fundos de Governo do banco, o gerente nacional do FGTS, Henrique José Santana, acredita que “o serviço de consulta ao FGTS, via SMS, se mostra mais aderente aos interesses e necessidades atuais dos trabalhadores, em especial, daqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, e se traduz em um eficiente meio de monitoramento do seu patrimônio junto ao fundo”.

Não sei o número do meu PIS, e agora?

Você precisa do seu PIS/PASEP para saber se tem dinheiro para receber do FGTS? Veja como encontrar o seu número:

  1. Cartão Cidadão

O número do PIS/PASEP está localizado na frente do seu Cartão Cidadão.

  1. Central de Atendimento da Previdência Social

Pelo telefone 135 você entra em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social. A ligação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 07:00 até as 22:00 horas. Você não paga nada pela ligação por telefone fixo ou público, porém, de celular é cobrado o custo de ligação local.

Mas atenção! Tenha seus dados em mãos para facilitar a comunicação, como CPF.

  1. Carteira de Trabalho

É comum que na Carteira de Trabalho conste o número do PIS/PASEP. Se a sua carteira é nova, ele vai estar na página 3, juntamente com a sua foto, impressão digital e assinatura. Se o modelo da sua carteira é antigo, ele poderá constar em “Anotações Gerais”, ao final dela.

  1. Site da Previdência

Basta acessar o site da Previdência Social e identificar o seu NIT, Número de Identificação do Trabalhador.

  1. RH da empresa

Se você é funcionário, poderá entrar em contato com o RH da sua empresa e pedir para lhe informar o número do PIS.