Como usar o FGTS para comprar a sua casa

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um ótimo recurso para o trabalhador e pode facilitar muito em alguns processos, inclusive na compra da casa própria. Se você está pensando em adquirir sua moradia e quer contar com este benefício, é possível usá-lo para este propósito de maneira simples e eficiente. Leia mais detalhes sobre este assunto a seguir e veja como pagar pouco e aproveitar ao máximo este tipo de vantagem em prol de seu imóvel.

Conheça as novas regras de FGTS e como elas facilitam a compra de imóveis.

Como usar o FGTS para comprar a sua casaDicas para usar o FGTS na compra de imóvel

Primeiramente, é preciso levar em conta que o uso do FGTS depende de alguns fatores. Os principais são ter pelo menos três anos de carteira assinada, mesmo que não seja contínuo, não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e trabalhar ou morar no município em que está a moradia que pretende adquirir. Além disto, é necessário que a pessoa não seja proprietária de nenhum imóvel na cidade em que irá realizar a compra.

Cumprindo estes requisitos, é possível tirar o seu fundo por meio de uma solicitação documentada com alguns documentos. São eles a carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF e certidão de matrícula e cópia do IPTU do imóvel que vai ser comprado. Isto tudo será enviado para a Caixa Econômica Federal, que avaliará todos os seus dados e se tudo estiver de acordo depositará o dinheiro na conta da pessoa que solicitou o seu FGTS.

Não se esqueça de ficar sempre atento aos depósitos de FGTS em sua conta.

Outras recomendações ao utilizar seu FGTS

É importante ter em mente que depois de realizada a solicitação o fundo demora em média cinco dias para ser liberado. Com ele você pode efetuar a compra de qualquer imóvel, desde que este seja financiado pelo SFH dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. Mesmo que haja dívidas, qualquer um que preencha os requisitos pode retirar o seu fundo, mas se o nome da pessoa estiver em algum serviço de proteção de crédito (SPC), a aprovação deste tipo de financiamento pode ser bloqueada.

Se você quiser, também é possível sacar apenas uma parte do FGTS, de maneira que o restante poderá continuar na sua conta rendendo juros. Há uma parte específica na declaração do imposto de renda em que você deve listar seu financiamento e a retirada do fundo, e não há como usar este recurso no caso da compra de um imóvel acima do valor limite permitido. Além disto, não se esqueça de quem herdar uma moradia comprada com benefício, fica impedido de fazer isto com o seu próprio dinheiro.

Como usar o saldo da conta do FGTS para comprar a sua casa

Você sabia que pode usar o saldo da conta do FGTS para comprar a sua casa e são três possibilidades disponíveis:

  • Quitação de parte do valor das prestações, ou seja, o fundo irá diminuir o valor das parcelas do seu financiamento do imóvel.
  • Compra ou construção total da casa, onde o FGTS será utilizado para abater o valor do imóvel ou como parte do pagamento.
  • Liquidar ou amortizar o saldo devedor do financiamento do imóvel.

Porém, é preciso se atentar às regras do FGTS para comprar a sua casa.

Saiba como conferir o saldo da sua conta de FGTS e anote dicas úteis.

Regras do FGTS para compra de imóvel

Se você é o comprador, terá que ter pelo menos três anos de registro em carteira, conforme o regime do FGTS. Esse tempo é contado, inclusive, para o tempo trabalhado em empresas diferentes. Além disso, para que seja liberado o saldo do FGTS, você vai precisar estar em dia com o pagamento das prestações do seu financiamento.

Sem contar que as regras ainda incluem não ser promitente comprador, possuidor, proprietário, cessionário ou usufrutuário de outro imóvel residencial urbano. Essa regra se aplica para construções ou imóveis concluídos. Por último, você precisa ser o titular do financiamento (ou coobrigado).

Agora você sabe como usar o FGTS para comprar a sua casa.

Considerações finais

Saiba que você pode usar o seu FGTS quantas vezes forem necessários para este e outros processos. Se tiver alguma dúvida, o site da Caixa Econômica Federal oferece um guia completo sobre o assunto, escrito de maneira clara e objetiva. Analise todas as possibilidades oferecidas pelo seu fundo e veja como utilizá-lo para comprar seu imóvel. Esta é uma ótima maneira de adquirir a sua casa própria sem ter nenhum problema ou preocupação.

Você sabia que pode conferir o saldo do seu FGTS pelo celular? Veja como!