Prouni – Tire suas dúvidas e saiba como conseguir o extrato do FGTS para a documentação

Seu FGTS é importante não somente no momento de comprar sua casa, mas quando fizer sua inscrição do Prouni, utilizará o extrato do FGTS para completar a documentação.

Quem ainda não conhece o Prouni, ele é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares a estudantes que não possuem nível superior ainda.

Para realizar sua inscrição, é necessário providenciar diversos documentos pessoais e comprovantes.

Entre os documentos pessoais estão RG, CNH (dentro do prazo de validade), carteira funcional, identidade militar (para homens), registro nacional de estrangeiros (se enquadrar-se neste caso), passaporte e carteira de trabalho.

Os demais comprovantes incluem comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone), contrato de aluguel (se a casa for alugada), fatura do cartão de crédito e extrato do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, entre outros.

No caso do extrato do FGTS, ainda há bastante dúvidas quando é preciso retirar o seu saldo para apresentar, mas não perca a chance de fazer sua inscrição no Prouni só por causa disso, pois é simples retirar o seu saldo do FGTS para a documentação.

Para retirar seu saldo do FGTS e comprovar seu endereço, acesse o site da Caixa em http://www.caixa.gov.br/fgts/saldo_extrato_fgts.asp. Você terá que inserir o número do seu PIS (é o mesmo do Cartão Cidadão) e sua senha da internet.

Quem está acessando a consulta da Caixa online pela primeira vez, terá que fazer uma senha para internet, no campo abaixo. Para isso, deverá ter a senha do seu Cartão Cidadão em mãos e digitar o número do PIS para começar.

Haverá opção para digitar a senha do Cartão Cidadão e depois a senha da internet, que deverá ter letras e números. Feito isto, já poderá acessar sua área pessoal com o PIS e senha criada e visualizar seu extrato de FGTS, que poderá ser impresso e garantirá sua inscrição no Prouni.

Esta é uma maneira prática de participar da seleção do Prouni que não demora muito. Lembre-se que os tipos de bolsas oferecidos pelo Prouni podem ser integrais ou parciais. Então pode ser que tenha que usar a parcial de tiver uma renda de até três salários mínimos, sendo que a bolsa integral é para quem tem renda de até um salário mínimo e meio.

A vantagem é que não é preciso realizar vestibular, somente o Enem. Além disso, é necessário ter estudado em escola pública e cumprir outros requisitos importantes.
Informe-se e no momento de realizar sua inscrição do Prouni, não perca tempo imprimindo seu extrato do FGTS, pois agora já viu que é simples.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *